Revivemos nesta expressiva noite, nesta data, o que há 25 anos acontecia no Bairro do Vassoural, Caruaru, na tarde de 26 de abril de 1974.
Agradecimentos a Deus e a todos que contribuíram com a abençoada conquista, foram comprovações reconhecidas pelo imenso bem ao querido bairro.
Idealizada, construída em 1973, inaugurada aos 26 de abril de 1974, a Escola Mário Sette, tem toda uma comunidade a escrever as primeiras páginas de uma história na ceara da educação, em terras do agreste pernambucano.
A vontade de servir, o entusiasmo em pautar os primeiros momentos, organização de atividades curriculares, e outras de lazer, arte, saúde, folclore, grupos em catequese, tudo se integrara à atividades formadoras do “ser total”, em sua global circunstância.
A vida que se constrói de momento… foi se doando sem que se percebesse, num desgaste de energia, mocidade, saúde, envolvido que é o educador, colaborando no preparo de vidas para uma vida digna.
Às incoerências advindas sobre os que se devotam e lidam nesta “oficina do saber”, não se arrefessem a boa disposição do educador que precisa de condição de sobrevivência, mas que o impulsiona uma forte parcela de amor à causa.
O amor aquece o coração de educadores, ao encontro com a criança, o adolescente e a fagueira juventude: toda canseira, toda injustiça à sua nobre missão, anulam-se com o alvorecer do campo florido, brotando, oferecendo sazonada colheita.
Falhas e virtudes têm sido constatadas neste labor de 25 anos, o que é próprio de humanas realizações.
Ninguém é totalmente perfeito, nem totalmente desprovido de valores. Somos uma mistura a exigir respeito às individualidades, valorização do outro, integração no desempenho. Forças, ideais conjuntos, têm mais eficientes resultados.
Cada instante, cada espaço de tempo, tudo é propício a sermos trabalhados no amor, na perseverança, na fraternidade.
Missão nobre é esta que muito oferece ao mundo, condições de renovadas conquistas, acertado caminho ao encontro de um bem incorrutível é sagrado.
A Escola Prof. Mário Sette, tem tido seus diversificados momentos, suas cruzes e suas gloriosas manhãs …
Resta-nos a alegria do dever cumprido por um bem semeado, plantado, e colheitas consoladoras. São tantos que encontrando vem, melhores condições de vida, o que se deve às lições que dimanam desta abençoada escola, hoje festejada.
Coroada festa de prata, que pertence a todos que vêm ao longo dos 25 anos, no desempenho profissional a ela integrados.
Hoje um divinal encontro, à mesa eucarística, banquete destinado a cada um, presente ou distante, vivo ou noutra dimensão, mas, unido em Jesus Cristo, seguidor de nossa história nesta “caminhada de prata”.
Orvalhada divinal de bênçãos, prossiga sobre ti, querida Escola Mário Sette, consequentemente, sobre cada um que tem feito a tua jubilar história.
Feliz, próspera continuidade.
Parabéns!
26/04/1999